Saltar para o conteúdo

Três Peneiras …

29 de Dezembro de 2010
Fofocas

Fofocas

Fala Galera, como vão ? Acho que este será o último post do ano e queremos encerrar com chaves de ouro. Por isso vamos falar de um assunto que “pega” todo mundo e é um dos fatores que causa a desunião dentro da sociedade humana.
A idéia de escrever sobre este assunto, foi depois de ler “Três Peneiras de Sócrates” na apostila de Psicologia do curso de Técnico em Segurança do Trabalho que meu pai está fazendo, uma mensagem para todos refletirem. Mas que assunto é este?


Nada mais é do que a perigosa, maligna, traiçoeira, astuta, maldosa e mentirosa FOFOCA.
Ai você me questiona: “Como assim este assunto “pega” todo mundo, eu não faço fofoca!
E eu também te questiono: “É, pode até ser que você não faz, mas, você nunca deu ouvido a ela?
Caros companheiros, vocês não devem estar entendendo nada disso de três peneiras e fofocas, para esclarecer melhor, leiam primeira a mensagem de Três Peneiras de Sócrates.
Um dia, uma pessoa veio falar com Sócrates. Estava muito aflita. “Sócrates, você viu o que seu amigo fez? Vou contar-lhe.
Um momento,” interrompeu o filósofo. “Você já passou isso que tem a me dizer por Três Peneiras?
Três Peneiras?”, perguntou a pessoa admirada.
Sim meu caro, Três Peneiras. Vamos ver: a primeira é a verdade. Você verificou se tudo que tem a me dizer é verdadeiro?
Não, eu ouvir dizer e…
Bem, mas você deve ter examinado tudo com a segunda peneira, a da bondade. Já que isso que você quer me dizer comprovadamente não é verdadeiro, pelo menos é bom?
Gaguejando, a pessoa respondeu:” Não, pelo contrario…
Ah!”, continuou Sócrates. “Então vamos aplicar também a terceira peneira e perguntar se é necessário contar-me isso que tanto te excita.
Bem, necessário propriamente não é…
Portanto “, sorriu o sábio, ” se o que você tem a me contar não é verdadeiro, nem bom, nem necessário, esqueça e não nos incomodemos mais com isso!

Você já parou para pensar porque Deus determinou que tivéssemos dois ouvidos, uma boca e inteligência?
Dois ouvidos e uma boca são para ouvirmos mais e falarmos menos e a inteligência é para determinarmos o que queremos ouvir, coisas boas que nos fazem o bem e nos edificam ou coisas que não é da nossa conta e que só nos faz pecar contra o nosso próximo?
Voltemos ao inicio: “Como assim você fala que este assunto “pega” todo mundo, sendo que eu não faço fofocas!
Alguém ai já perdeu uma amizade por causa de fofoca? Um namorado ou uma namorada? Ou até um emprego? Isso mesmo, talvez umas dessas ou outras perdas, foram porque você fez alguma fofoquinha ou apenas deu ouvido a ela, sem saber a verdade você tomou sua própria conclusão e ficou por isso mesmo, as perdas são apenas conseqüências das suas atitudes.

Existem três tipos de pessoas:
1) Quem faz a fofoca;

Achei uma definição para a palavra fofoca segundo o site dicionário informal:  – Conversa informal e geralmente distorcida sobre a vida alheia. Coisa de quem não tem conteúdo para conversar e não tem oque fazer.

– No livro de Êxodo 20:16 está escrito: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” Para quem não sabe, essas são palavras do próprio todo poderoso Deus, quando estava ditando os seus mandamentos. O que você anda dizendo sobre as pessoas que vivem com você e cometem erros? O que você fala sobre seu chefe, seu pastor, seus parentes, bla bla bla … ? Embora essas e outras pessoas sejam as piores na sua vida, só te humilham e te maltratam você não tem o direito de dizer mal delas ou até trazer o juízo sobre elas.
Afinal, o que você acredita, na verdade ou na mentira? O que você diz é verdade ou mentira?
Você me contradiz: “Ah, mas eu não fofoquei para a ‘MARIAZINHA’, só disse que o ‘JUCA’ é caloteiro porque ele já deu calote em um monte de gente, eu só estava alertando ela.

Fofocas da Igreja

Fofocas da Igreja

Um erro não justifica o outro. Não porque o “JUCA” já deu calote em um monte de gente que tem o direito falar mal dele.
Olha o que Jesus ensina no verso 7 do capitulo 8 do livro de João: “… Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
Jesus era o único naquele lugar que não tinha nenhum pecado, era o único que poderia apedrejar ela, mas teve misericórdia e compaixão. E muitas das vezes, NÓS nos achamos santos demais para fazer diferente de Jesus e acusar as pessoas. Quem nós pensamos em ser?

2) Quem apenas da ouvido a fofoca;

Ouvidos a Fofoca

Ouvidos a Fofoca

Quantas vezes dizemos: “Eu não converso com a irmã ‘APARECIDINHA’ porque ouvi falar que ela é muito chata.
É a velha forma de tirar conclusões sobre coisas que não sabemos se é verdade. Talvez você deixou de ganhar uma nova amizade porque acreditou no que não tem fundamentos. Fofoqueiro é quem faz e quem escuta fofoca!
Existe certo ditado sobre isto: “Diga com quem tu andas e te direi quem tu és!“, ou melhor, dizendo “Diga quem você escuta e direi se és fofoqueiro ou não!“.
Devemos usar a inteligência que Deus nos deu, para ouvirmos coisas que venham nos edificar, assim como fez o sábio Sócrates. Por quê? Já pensou se Sócrates acredita-se nas coisas que estava para ouvir da pessoa que veio fala coisas alheias sobre seu amigo? Nasceria em seu coração dúvida, infidelidade, suspeitas, etc… Sobre uma coisa que ele não teria certeza e pior que isso, ele poderia espalhar a conversa para outras pessoas ou tratar a pessoa com indiferença. O perigo das más conversações está em quem fala e quem dá ouvidos, seja sábio e inteligente para desviar-se dessas indesejáveis conversas.

3) Quem extermina a fofoca;

Não precisa de nenhum curso avançado do B.O.P.E para saber exterminar qualquer tipo de conversas alheias. Basta aplicar as três peneiras que automaticamente você vai se prevenir das más conseqüências e dar um “chega para lá” nos fofoqueiros de plantão.
Então você me questiona mais uma vez: “Isso tem alguma razão?
Sim, todas. O seu sucesso profissional, relacionamentos, posições na sociedade, etc. …
EXEMPLO: Você já viu um empresário de sucesso participar de rodinhas de fofocas? Ele ocupa seu tempo em coisas que te dará bons retornos.
Onde você almeja chegar em sua vida profissional? E você acha que participando das rodinhas de fofocas no meio do expediente você chegará à posição desejada?

Ouvidos a Fofoca

Ouvidos a Fofoca

Você tem que ser determinado a não se contaminar. Um bom exemplo de chegar em lugares altos por determinar em não se contaminar é o de Daniel, quando ele e seus três amigos decidiram não se contaminar com as comidas que o rei lhes ofereciam em seu palácio, eles escolheram comer apenas legumes e verduras. E qual o resultado disso? Deus os honrou de maneira extraordinária, dando-lhe conhecimento e saberia e colocando em posições elevadas no reino daquela época.
Se você determinar em não se contaminar, Deus levara você ao um nível mais alto do que você imagina.

Espero que você tenha aprendido algo e que faça algum efeito em sua vida. Meu conselho é que você doe parte do seu tempo para ouvir pessoas que necessitam ser ouvidas, que estão carentes por um ombro ou um momento de conversa. Mas não deixe com que pessoas mal intencionadas com más conversas ocupem seu tempo e sua mente.
Aproveite a festa da virada de ano e diga palavras boas e bonitas para as pessoas ao seu redor, doe baste abraços, sorrisos e amor.

A Equipe do projeto social Todo Dia é Dia de Doar deseja um Feliz 2011 para todos com amor, fé, paz, alegria, ações de graça e Deus no coração.

Até o próximo post > Hugo Gomes, auxilio Katilen Oliveira.

Fonte da mensagem Três Peneiras: Apostila de Psicologia – Curso Técnico em Segurança do Trabalho – Profª Arlete da Silva / Colégio Politécnico Bento Quirino.

OBS: Fique a vontade para comentar e criticar. Mandem dicas sobre temas para podermos escrever, discutir e aprender com os post’s.

2 comentários leave one →
  1. Adriana Rodrigues permalink
    29 de Dezembro de 2010 6:45 pm

    Paz, galera…
    Há muito tempo atrás ouvi essa mensagem das 3 peneiras e não me lembrava mais qual era os critérios, julguei super interessante como trouxe para nossa realidade e me fez refletir sobre alguns atos, sinceramente!!!
    Feliz 2011 abençoado para todos nós…

  2. Hugo Gomes permalink
    6 de Janeiro de 2011 12:21 pm

    Queria apenas deixar uma observação para quem ler o post!
    Se você sentiu que algo falou com você, se sinta livre para expressar. Pois antes de eu escrever este post, Deus falou comigo e foi onde eu decidi tomar as devidas providências para mudar as coisas que não estavam certas em minha vida. Só assim tive tive coragem para publicar este post.
    * O importante não é como você começa, e sim como termina. *

    Obrigado

Deixe um comentário